O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador mato-grossense Blairo Maggi (PR) – um dos líderes do agronegócio nacional, foram recebidos, esta manhã, em Havana, pelo presidente cubano, Raúl Castro, e conversaram sobre a produção de energia na ilha da américa central.
Blairo, que já foi o rei da soja no Brasil (título hoje dado ao seu primo, Erai Maggi que é maior plantador) aproveitou para compartilhar com os cubanos a experiência brasileira na produção da oleagionosa, outra cultura em potencial na ilha. O Instituto Lula informa que, amanhã, o ex-presidente e Blairo devem visitar uma fazenda cubana onde é plantada soja (não foi informada se a variedade é transgênica ou convencional).
Lula e Castro estão debatendo e compartilhando "experiências sobre energia e agricultura”, uso da biomassa na matriz energética cubana. O grupo empresarial que Blairo lidera também atua no setor de energia elétrica sendo acionista em 5 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) em Sapezal e Campos de Julio e uma termoelétrica no Amazonas. A maior hidrelétrica é a Segredo, localizada em Sapezal, com geração de 26 megas. A tradding Amaggi (armazéns e indústrias) tem atuação na Argentina, Noruega, Suíça e, recentemente, iniciou negócios no Paraguai.
Nos bastidores políticos, circula que Blairo e Lula também estão conversando sobre as eleições em Mato Grosso. O ex-presidnete tem defendido que Blairo dispute terceiro mandato de governador mas ele tem resistido e quer continuar no Senado. Com Blairo encabeçando a chapa, o PT manteria as chances de continuar no governo estadual e também teria um 'palanque forte' em Mato Grosso para Dilma Rousseff, que disputará a reeleição. Lula tem defendido que Blairo uniria PT e PMDB, além de seu partido PR, mantendo a aliança no segundo mandato dele no governo estadual e no atual, do peemedebista Silval Barbosa. Aos aliados mato-grossenses, Blairo tem reiterado que não disputará o pleito e, há poucos dias, afirmou que os pré-candidatos são o ex-prefeito Mauricio Tonhá e seu suplente José Aparecido Santos (Cidinho).
Outra articulação que estaria sendo feita é para que o juiz federal Julier da Silva seja candidato pelo PT ao governo com apoio de Blairo.