O presidente da cooperativa de transportes de Sinop (Cootransnop), Cleomar Immich, informou ao Só Notícias que o principal objetivo da entidade, neste ano, é a criação de uma associação de caminhoneiros, para que seja viabilizado um estacionamento de caminhões, que fazem diversos tipos e frete, no município. O pedido de formalização foi feito pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, em agosto do ano passado, para que sejam contemplados todos os caminhoneiros que passem pela cidade, não apenas cooperados. O projeto está em fase de desenvolvimento junto a uma empresa de engenharia e uma construtora, que estimou o valor em R$ 80 milhões.
O projeto a ser apresentado contará com lavanderia, banheiros, praça de alimentação, lava jato, equipe de segurança e áreas de lazer. O terreno em negociação com a prefeitura faz parte de área de 10 hectares, próximo à MT-234. “Vai ser a ‘cidade dos caminhoneiros’, quase um modelo para o país”, projeta Immich.
Segundo o presidente, a falta de um local apropriado para caminhoneiros acaba por gerar problemas sociais como a violência, já que acabam sendo vítimas de criminosos por estarem mais expostos. A qualidade de vida dos profissionais também é prejudicada, visto que não possuem um local adequado para repouso e higiene. Além disso, o estacionamento poderia deslocar vários caminhões que, hoje, são obrigados a estacionar no perímetro urbano.
A Cootransnop foi fundada oficialmente em 2018 e, hoje, tem 30 associados, todos caminhoneiros autônomos de cidades da região como Sorriso, Colíder e Cláudia e uma frota de 35 caminhões. A divisão das sobras líquidas (lucros) da entidade é depositada no capital social dos trabalhadores, no encerramento de cada exercício.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.