Diante da diminuição da taxa de ocupação de hotéis no ano passado, Marcelo Kreibich, presidente da Associação de Hotéis de Sinop, que existe desde 2008 e da qual fazem parte 25 estabelecimentos, disse, ao Só Notícias, que os membros da diretoria, eleita em novembro, estão pleiteando junto a prefeitura a criação de uma secretaria exclusiva de Turismo no município. Atualmente, a área está englobada em uma só secretaria, junto com cultura e esportes.
Sob o ponto de vista de Kreibich, Sinop já recebe visitantes regularmente em eventos como encontro de motoqueiros, exposições de carros antigos e minimaratonas, por exemplo, mas que não estão organizados em um calendário oficial, o que seria o papel da nova secretaria. Ele ainda aponta um desperdício de potencial turístico das belezas naturais, da história da cidade e do etnoturismo em comunidades rurais e aldeias indígenas, da qual a área urbana poderia servir de base.
“Nós, sinopenses, ainda não despertamos. Nem a iniciativa privada, nem o poder público, nem a Câmara de Vereadores, ninguém ainda entende que o turismo é bastante importante. E essa é a nossa principal luta hoje. A gente já fez várias demandas ao poder público, nós entregamos vários ofícios já de sugestão, e queremos ser 100% parceiros deles”, afirmou.
O presidente acredita que um viés turístico bem aproveitado na cidade é o do setor agro, mas que ainda pode melhorar. “O melhor mês de todos é o da Norte Show e, agora, temos a expectativa da Exponorte, que ela seja muito boa. Só que é o seguinte, nossos hotéis precisam ser ocupados todos os dias, 365 dias no ano, então três, quatro dias de uma feira não é o suficiente”, argumenta.
Para justificar uma nova secretaria, Kreibich ainda afirma que o setor pode ser o propulsor de outras áreas como cultura, esportes, trânsito e obras. “O turismo liga todas as outras secretarias porque nós precisamos de um trânsito legal, nós precisamos de faixas de pedestres, nós precisamos da parte de jardinagem bacana, de flores, de calçada boa, nós precisamos tirar fios da rua. Tudo isso é turismo, tudo isso envolve a questão agradável de a pessoa querer ficar em Sinop” opina.
Conforme Só Notícias informou, segundo levantamento da Associação de Hotéis, o setor teve queda na taxa de ocupação de 22% em relação a 2023. Se o número for comparado em relação a 2022, o percentual sobe para 30%.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.