O presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso, Aluízio Lima (PR), recebeu, agora há pouco, apoio de vereadores sinopenses para sua reeleição. Dos onze parlamentares, pelo menos nove devem votar nele, no próximo dia 2 de fevereiro, quando será definida nova diretoria da UCMMAT. O presidente do Legislativo, Mauro Garcia, e os vereadores Sérgio Palmassola, Gilson de Oliveira, Remídio Kuntz, Leozenir Severo e Ademir Bortoli reuniram-se com Aluizio, na câmara. Antes, ele esteve em Sorriso onde também se reuniu com praticamente todos os vereadores apresentando suas propostas.
Aluízio disputa a permanência no cargo com o vereador Marco Mendonça (Marquinhos), do PTB. Em Sinop, o republicano rebateu as acusações do adversário, entre elas a que diz ter Aluízio alterado o estatuto da união das câmaras, em benefício próprio, permitindo que ao ex-presidente continuar na entidade como superintendente com salário de R$7 mil. Em caso de derrota, Aluízio seria beneficiado. Com um discurso acirrado, Aluízio classificou o adversário como ‘desinformado’. “Ele não tem proposta para uma instituição que caminha há muito tempo. Está totalmente desinformado, desesperado para ganhar as eleições a qualquer custo, denegrindo a imagem da [da UCMMAT] e dos vereadores mato-grossenses filiados”, disparou.
Lima diz que seu projeto de reeleição começou ser desenhado ainda em novembro, em mobilização com parlamentares no Estado. “A união é para quem gosta de fazer política de classe. Já provei isto. Não é por arrogância [ que pleitea o terceiro mandato]”, acrescentou.
O candidato diz ter propostas para gerir a entidade por mais dois anos. Entre elas, ‘globalizar’ as câmaras de vereadores no Estado. Isto é, promover encontros regionais em diferentes cidades, descentralizando da capital. O vereador acredita que desta forma parlamentares poderão conhecer a realidade dos demais membros do Legislativo municipal em Mato Grosso.
A eleição da UCMMAT deve mobilizar aproximadamente 750 vereadores, espalhados ao longo de 79 câmaras filiadas. No que se refere a apoio para sua campanha, o vereador diz “querer apoio em em 70% a 80% das câmaras”. Esta semana ele também recebeu manifestações favoráveis em Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Aluízio argumenta também haver ‘seguidores’ em Peixoto de Azevedo, Santa Carmem, Vera, Nova Guarita e outros municípios do Norte.
O vereador Gilson de Oliveira é candidato a vice-presidente na chapa de Aluizio.
(Atualizad às 07:47 em 27/01)