PUBLICIDADE

Presidente da Câmara Sinop defende programa de acessibilidade no transporte

PUBLICIDADE

Uma proposta a ser apresentada na Câmara de Vereadores, na sessão da próxima segunda-feira (03), facilitará a vida dos portadores de deficiência física de Sinop. A presidente Sinéia Abreu (PSDB) defenderá em plenário a implantação de programa de acessibilidade no transporte coletivo urbano no município. Ela apresentará indicação para que o Executivo encaminhe ao Poder Legislativo um projeto de lei promovendo e definindo normas de acessibilidade no transporte coletivo.

“O nosso objetivo é diminuir as dificuldades destas pessoas que precisam se locomover pela cidade, mas que muitas vezes encontram em seus caminhos alguns empecilhos, sobretudo quando precisam utilizar o transporte coletivo”, explica a autora da proposta a ser encaminhada ao prefeito Nilson Leitão e ao secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Hedvaldo Costa, para que analisem o anteprojeto e coloquem em prática tão importante idéia .

Para elaborar o anteprojeto, a presidente da Câmara buscou informações em cidades onde já existem programa de acessibilidade no transporte coletivo, como Londrina e Curitiba (PR). A defesa feita por Sineia é que pelo menos 30% da frota dos ônibus do transporte coletivo sejam adaptados, de modo a permitir o livre acesso de pessoas usuárias de cadeira de rodas.

Segundo elau, estes veículos deverão ser dotados de sistema de elevação hidráulica similar, que permita o embarque e desembarque de passageiros portadores de deficiência físico-motora e outros, inclusive com cadeiras de rodas. “Os terminais deverão estar devidamente adaptados com rampas de acesso, linhas-guia com piso diferenciado e sinalização em Braille, facilitando a locomoção e orientação de pessoas com algum tipo de deficiência”, explica a presidente.

Os banheiros dos terminais deverão ser adaptados, dispondo de telefones para uso dos cadeirantes e surdos, de acordo com as normas de acessibilidade. “Para facilitar a orientação e locomoção, sobretudo das pessoas com deficiência visual, e demais usuários, faz-se necessária também a implantação de sistema de som”, explica. A presidente do Poder Legislativo propõe também que os ônibus urbanos deverão possuir sistema de som interno que anuncie a localização dos pontos, facilitando a identificação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE