Começou a tramitar nas comissões permanentes da câmara municipal o projeto de lei que prevê divulgar e dar mais transparência a lista de espera dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam na fila por consultas, exames ou cirurgias. O presidente do legislativo, Ademir Bortoli (PMDB), autor do projeto, acredita que, com a aprovação, os usuários poderão acompanhar o encaminhamento dos procedimentos e a atualização da lista, sabendo a quantidade de pessoas que está nas filas e o tempo de espera. “Além de ter acesso sobre quando seus procedimentos estarão disponíveis. Permitindo assim que se preparem e se programem para tal. A divulgação gera mais transparência aos atos e serviços da administração pública”, justifica, através da assessoria.
A proposta é que a listagem dos pacientes será divulgada por meio eletrônico e com acesso irrestrito no site oficial do município de Sinop e garantir o direito à privacidade dos pacientes.
Um dos casos de longa espera é de uma mulher que desde abril de 2015 precisa fazer duas cirurgias, uma no braço, que foi quebrad,o e outra de varizes. “Como estava demorando muito para conseguir, fiz o encaminhamento novamente há seis meses. Para quem aguarda por um procedimento pelo SUS, seria muito importante ter algum lugar onde tivéssemos acesso à informação de quantas pessoas têm na fila ou qual é a nossa colocação”, relata a paciente. A paciente expôs ainda que já tentou obter informações no Centro de Especialidades Médicas (CEM), porém não conseguiu.
Não foi divulgada a quantidade de pessoas que está na fila esperando curirgias.