PUBLICIDADE

Presidente da Assembléia quer mudar data da semana farroupilha em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Em 2007 foi sancionada a Lei 8.710 – institui a “Semana Farroupilha” no calendário oficial de Mato Grosso. O autor da lei é o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR). Segundo o parlamentar, além de homenagear os ideais farrapos e valorizar as origens daqueles que vieram do Estado do Rio Grande do Sul, a iniciativa também visa reconhecer a participação da comunidade gaúcha na formação do estado.
A princípio, o período escolhido para comemorar a Semana Farroupilha em Mato Grosso foi de 16 a 22 de setembro. Entretanto, uma solicitação do Movimento Tradicionalista Gaúcho em Mato Grosso fez o parlamentar pedir a alteração da data. Por meio de um projeto de lei, Sérgio Ricardo sugeriu que a comemoração seja realizada entre os dias 14 e 20 de setembro de cada ano.

“Dessa forma, expressamos nosso respeito ao período em que se desenrolam as atividades nas outras unidades da federação e, principalmente, no Rio Grande do Sul”, explicou o parlamentar, ao lembrar que a Semana Farroupilha é tradicionalmente comemorada no estado rio-grandense.

Apreciador de manifestações culturais, o deputado argumentou sobre a trajetória do gaúcho em Mato Grosso. Segundo ele, tempos marcados por muitas dificuldades. “Porém, o espírito desbravador desse povo ajudou a transformar sertões na espetacular terra das oportunidades que é Mato Grosso. A constante dedicação desses migrantes colaborou para a fundação de inúmeras cidades pelo país a fora”, analisou.

Como exemplo o, deputado citou as cidades mato-grossenses de Terra Nova do Norte, Ipiranga do Norte, Canarana, Água Boa, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Primavera do Leste, Sapezal, Lucas do Rio Verde, Sorriso, entre diversas outras.

Estimativas comprovam que cerca de 100 mil gaúchos residem no estado. Sempre se mostrando orgulhosos de sua cultura, eles preservam tradições seculares. Essa fidelidade impulsionou a construção de aproximadamente 40 (quarenta) centros de tradições gaúchas em Mato Grosso.

A homenagem, segundo o Sérgio Ricardo, também se estende a alguns pioneiros do estado. Entre eles, Norberto Schwantes, André Maggi, Ivo Raizer, Armando Brólio, Alcindo Manfroi, Adolfo Ferronato, Vandir Massafra, Claudino Ceolatto, Henrique Mayer, José Almir da Silva, Cícero Carlotto e do governador Blairo Maggi. “Apesar de ainda tão jovem, não poderia deixar de destacar a importância do papel de liderança desempenhada pelo nosso governador”, opinou.

Durante a fase inicial da colonização alemã, um fato iria abalar a política e a economia do Estado do Rio Grande do Sul, causando reflexos políticos no centro do país e até nos países vizinhos. A Revolução Farroupilha durou de 1835 a 1845.

A revolução significou uma pausa de dez anos no desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. Por outro lado, garantiu ao estado um grau de respeitabilidade política que nunca antes fora alcançado por qualquer outro, além do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde se encontravam as forças econômicas que governavam o país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE