O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), presta homenagem aos Boinas Azuis residentes em Mato Grosso na segunda-feira, às 19h. Os Boinas Azuis participaram do Batalhão Suez, responsável pela primeira missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), de 1957 a 1967, garantindo a paz entre Israel e Egito, ao longo do Canal de Suez, após o Egito nacionalizar o canal.
Como Israel declarou guerra ao Egito, houve a necessidade da mobilização da primeira missão de paz da ONU, com a criação do Batalhão da Suez, que contou com a participação de seis mil soldados brasileiros, sendo que alguns destes atualmente residem em Mato Grosso.
“Hoje, o Brasil ocupa um papel de destaque nas forças pacificadoras organizadas pela ONU, sendo que desde 1956, com a criação do Batalhão Suez, nosso país já participou de 47 missões de paz, enviando mais de 32 mil militares. Por isso, entendemos como relevante, manifestar nossa homenagem em uma sessão especial aos Boinas Azuis integrantes do Batalhão de Suez, atualmente residentes em Mato Grosso”, afirmou Guilherme Maluf, através da assessoria.