O presidente da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares Pires, confirmou presença no lançamento da campanha Eleições Limpas em Mato Grosso, no próximo dia 22, às 20 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT). Organizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral do Estado (MCCE/MT), a iniciativa tem o apoio de vários segmentos da sociedade civil organizada, entre eles, a Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) e OAB/MT.
O juiz maranhense e assessor da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília (DF), Marlon Jacinto Reis, será o palestrante convidado. Idealizador do projeto Eleições Limpas, ele abordará questões como corrupção eleitoral, compra de votos, ameaças a eleitores e formas de denunciar possíveis irregularidades cometidas por candidatos.
O presidente da Amam, Antonio Horacio da Silva Neto, considera a iniciativa importante para a lisura do processo eleitoral. “O convite feito pelo MCCE para ser entidade parceria vem ao encontro das políticas associativas que a Amam desenvolve”, disse. “A Associação de Mato Grosso sempre lutou por essa bandeira, acompanhando a tendência da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB). Portanto, a participação no evento marcará a presença da magistratura mato-grossense no sentido de estar vigilante para que o processo democrático ocorra sem nenhuma vicissitude”, acrescentou.
Desde 2002, o MCCE vem se fortalecendo e construindo parcerias importantes com o objetivo de combater a corrupção eleitoral. “A parceria com instituições como a Amam fortalece o movimento e nos dá a certeza de que estamos caminhando no rumo certo para construir eleições verdadeiramente democráticas onde a lisura do processo eleitoral seja transparente, que todos possam acreditar na democracia verdadeira em nosso país”, disse o coordenador do MCCE/MT, Antonio Cavalcante Filho, o Ceará.