PUBLICIDADE

Presidente anuncia em Lucas que Assembleia fará audiências para fortalecer projeto da ferrovia

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa vai promover audiências públicas para debater a implantação em Mato Grosso, da ferrovia Transcontinental, que pretende ligar o Brasil, Peru e China. O anúncio foi feito pelo presidente, Guilherme Maluf (PSDB), hoje, durante evento, em Lucas do Rio Verde, para recepcionar a comitiva chinesa formada pelo embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, e empresários, que estão percorrendo municípios mato-grossenses para conhecer o potencial de Mato Grosso e parte do traçado da futura ferrovia, que deve começar a ser construída em 6 anos. Pelo projeto, a ferrovia Transoceânica passará no Brasil pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, e daí, segue para o Peru.

Com custo estimado em R$ 30 bilhões, a megaferrovia entre os oceanos Atlântico e Pacífico está sendo debatida em expedição realizada pelos estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre, com participação do governador Pedro Taques (PDT), do embaixador e 23 empresários e diretores de empresa de construção pesada, bancos de investimentos chineses e membros da embaixada.
 
Maluf disse que as audiências públicas começam a ser realizadas em julho e que a implantação da ferrovia será de extrema importância para Mato Grosso, contemplando o setor produtivo, e gerando riquezas para o Estado, ou seja, deixando de ser somente exportador para também possibilitar emprego e renda para a população.
 
“É com muita empolgação que recebemos aqui, a boa notícia de que a China quer investir na nossa infraestrutura. A transoceânica é sem dúvida, a certeza do barateamento do frete, do custo de produção, é a abertura de novos horizontes. É a solução do grave problema que enfrentamos hoje para escoar nossa produção. Mas, ela pode ser muito mais. Como presidente da Assembleia Legislativa, quero destacar aqui a importância de que junto com os investimentos na transoceânica, nos façamos também investimentos em projetos que gerem desenvolvimento para Mato Grosso”, afirmou durante o evento.
 
 
O presidente também cobrou a conclusão de ferrovias, como a Ferronorte, que ainda não chegou a Cuiabá. “Também precisamos voltar a debater a implantação de hidrovias, há anos paralisada em nosso estado. Tenho certeza que Mato Grosso vai viver um novo momento a partir de agora e a Assembleia Legislativa está de portas abertas para fazer essas mudanças”.
 
A comitiva percorreu os municípios de Comodoro, Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
 
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE