O deputado federal Ciro Gomes (PSB) estará em Cuiabá no próximo dia 16 de abril, a convite do Serviço Social da Indústria (SESI), para ministrar uma palestra sobre a crise financeira mundial. Após esse compromisso o parlamentar se reúne com políticos da sua legenda para definir uma agenda socialista. Ciro vem aparecendo com destaque nas últimas pesquisas de intenção de voto para a presidência, em 2010. O socialista tem a preferência do eleitorado da região Nordeste, com a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef liderando as pesquisas no Centro Oeste e o tucano José Serra vencendo nas regiões Sul e Sudeste.
As articulação políticas em Brasília dão conta de que é grande a possibilidade de Ciro caminhar junto com Serra rumo a presidência da república. “Se o PSB firmar parceria com o PSDB, a eleição estaria liquidada e essa aliança levaria a composição ao cargo máximo da política nacional”, disse um analista político. O problema é que Ciro ainda enfrenta indisposição dentro de seu partido. Lideranças como o próprio irmão de Ciro, o governador do Ceará, Cido Gomes, e o governador do Pernambuco, Eduardo Gomes, costuram alianças com o PT, o que inviabilizaria as pretensões de Ciro.
Para o analista, Dilma, mesmo com o apoio do PMDB e a indicação do presidente Luis Inácio Lula da Silva, não consegue levar o pleito. “A Dilma busca o apoio do PMDB, mas mesmo assim ela não tem potencial para ganhar a eleição”, opinou.
Os peemedebistas, hoje, estão na base aliada de Lula e devem continuar assim pelo menos até setembro, mês em que serão realmente definidas as alianças políticas em todo o País. “Até o momento tudo é virtual, mas a partir de setembro a coisa muda de figura, daí veremos qual será o caminho do velho MDB”, ressaltou o analista. Por enquanto, a legenda sonha em emplacar o nome de Michel Temer como vice de Dilma. A questão é que os tucanos também procuram o apoio do PMDB.
Cada possível candidato vem se esforçando nos bastidores para conseguir construir uma candidatura e até mesmo uma aliança proveitosa. Até setembro ainda teremos muitas discussões mas poucas definições.