O prefeito Nilson Leitão assinou, agora há pouco, durante solenidade, na prefeitura, convênios com 8 entidades beneficentes que cuidam de idosos, deficientes físicos, crianças excepcionais, além de outros e que desenvolvem projetos sociais. Ao todo serão repassados mais R$ 230 mil. Eles variam de uma instituição para outra e será feito por um ano para o Lar dos Vicentinos, Apae, Associação Beneficente Evangélica (ASBE), Centro Social Menino Jesus, Caopa, Associação dos Deficientes Físicos, Núcleo Infantil Dona Sula (IMAC) e Associação dos Aposentados e Pensionistas.
Outras cinco receberam do Conselho Municipal de Assistência Social, um certificado, atestando que estarão legalizadas e aptas a receber repasses da administração. “Hoje são mais de 15 entidades regularizadas. Nós teremos mais convênios como a Associação dos Deficientes Visuais e outras que se regularizaram. A legislação é clara e temos que obedecê-la para firmar estas parcerias”, disse, Leitão. A aplicação dos recursos e todo processo devem ser fiscalizados também pelo Tribunal de Contas.
Mais 70% dos recursos são da prefeitura. Cerca de 20% vêm do Governo Federal e 10% do Estado. O montante para cada uma varia de acordo com suas estruturas e os serviços prestados. A Apae, uma das oito beneficiadas deve receber maior parcela.
“É um convênio que receberemos todos os meses, assim como já vínhamos. Hoje, assinamos também o atestado para regularizar, o que antes não havia. A Apae foi a primeira a receber o atestado, e é uma satisfação estarmos regularizados. Estamos com 126 alunos e temos que dar conta do recado”, declarou, ao Só Notícias a presidente Terezinha Tomelin Bogo.
A presidente da câmara, Sineia Abreu, a secretária de Ação Social, Renata Leitão, vereadores e presidentes de associações participaram da solenidade.