Representantes da Associação dos Produtores da Rodovia Sodema entregaram, oficialmente, esta manhã, ao prefeito de Sorriso, Ari Lafin, o projeto de pavimentação de 30 km da via. A iniciativa deve ser viabilizada por meio do Mais MT – Agroestrada, o Programa Estadual de Apoio à Pavimentação de Rodovias e Construção de Pontes em Estradas Vicinais Municipais, que vem sendo discutido pelos integrantes da Comissão Pró-Logística da prefeitura de Sorriso desde o ano passado.
A partir de agora, com o projeto elaborado por uma empresa especializada neste tipo de consultoria e contratada pela Associação, o processo segue para junto aos municípios de Vera e Nova Ubiratã, já que a via está bem na divisa, e, na sequência, com o Governo do Estado. De acordo com a engenheira civil Silveth Xavier da Silva, responsável técnica pela empresa, já foram feitas reuniões dos produtores com representantes dos municípios, o que deve acelerar o processo.
O Agroestrada, divulgado pelo Governo do estado em agosto do ano passado, prevê obras em rodovia com plataforma de, no mínimo, 10 metros de largura e com cinco metros de pavimento (pista de rolamento). Pelo programa, o Estado irá repassar 50% dos recursos necessários para a execução dessas obras e em contrapartida as prefeituras devem arcar com os 50% do total da obra, podendo essa contrapartida ser financeira ou não financeira, como na prestação de serviços de execução. O programa terá duração de 18 meses e os recursos serão alocados pela secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
O secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, explica que Sorriso já conta com uma legislação específica que autoriza a adesão ao programa. “É um processo que vem sendo costurado desde o anúncio deste programa pelo governo do Estado, permitindo assim que Sorriso possa avançar de maneira significativa na pavimentação das estradas vicinais”.
Para o prefeito, a organização dos produtores rurais da região na viabilização do projeto mostra a importância do trabalho articulado entre poder público e iniciativa privada. “A manutenção do diálogo franco e o foco na busca de soluções é imperativo para que possamos avançar cada vez mais para, pouco a pouco, trecho a trecho, asfaltar nossos quase 2 mil quilômetros de vicinais”.
Para asfaltar o trecho de 30 quilômetros, que corta a MT-140 e a BR/MT – 242, o custo da obra está orçado em cerca de R$ 37 milhões. “Além das duas intersecções nestes pontos, uma rótula na 140 e uma intersecção alongada na 242, o projeto também prevê uma ponte de concreto ”, detalha a engenheira.
Com 46 metros de extensão, a ponte terá 8,80 metros de largura. Já a pista de rolamento será de 7 metros de largura, com 1,5 m de acostamento de cada lado.