O pregão eletrônico autoriza a compra de 89 equipamentos e materiais que serão usados no laboratório de análise de solos, para pavimentação asfáltica. O investimento previsto é superior a R$ 165 mil e a escolha da empresa será no próximo dia 27. O executivo justificou a compra salientando que os itens “são essenciais para o controle tecnológico na execução de obras e projetos de pavimentação, tendo em vista que em posse dos resultados obtidos através dos ensaios é possível atestar quanto à qualidade dos materiais e a técnica construtiva utilizada durante a execução da obra”, destacou.
Com este controle, é possível ainda evitar “prejuízos ao erário público, sendo também necessário devido à grande demanda do município em obras de pavimentação asfáltico, resultando, assim, em economia”, acrescentou no edital do processo licitatório.
Em outro ponto, a prefeitura apontou que os equipamentos do laboratório, atualmente, “encontram-se defasados e muitos até inoperantes, portanto, a aquisição de novos equipamentos é extremamente necessária para que o laboratório de solo/asfalto volte a operar com sua plena capacidade”.
As respostas dos testes feitos com estes materiais “trarão uma economia com o tempo demandado no aguardo de testes para empresas que fazem esse serviço, pois os testes serão feitos no município com equipamentos próprios e também será poupado o dinheiro gasto com taxas e cobranças por este serviço”.
Estão inclusos no certame agitadores de peneiras, alambiques de femel, balanças eletrônicas, balde dosador graduado, bandejas de aço, calibradores de altura, cápsulas de alumínio, cestos para realização de ensaios, moldes, espátulas, extensômetros, fixadores, frascos receptadores, máquinas extratoras, medidores de fluência, dentre outros.
Após a definição da empresa, os equipamentos deverão ser entregues na sede da secretaria municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos, em até 30 dias, contados a partir do recebimento da ordem de fornecimento.