O prefeito Ari Lafin (PSDB) nomeou uma comissão que ficará responsável pela reavaliação da planta genérica de valores urbanos e rurais de Sorriso. O documento serve de base para o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e, de acordo com o decreto assinado pelo gestor, a readequação “valoriza a receita própria do município”.
Lafin também destacou que o objetivo é levantar a “real situação dos imóveis e construções rurais e urbanas” e ressaltou a “disposição legal que disciplina e orienta a atualização periódica da planta de valores ajustando-a a realidade do momento”.
A comissão será composta por cinco membros do Poder Executivo, dois da Associação de Loteadores de Sorriso (ALOS), dois da câmara de vereadores, dois dos cartórios, dois do sindicato rural e mais dois dos distritos de Boa Esperança e Primavera. O grupo será presidido pelo secretário municipal de Fazenda, Sérgio Kocova Silva.
Conforme o decreto, os membros irão se reunir periodicamente para deliberar. Eles terão que fazer avaliação “estabelecendo estimativa econômico-financeira dos imóveis urbanos e rurais, bem como as edificações existentes sobre os mesmos, mediante as informações e levantamentos disponibilizados para fins de apuração dos impostos municipais”.
Não foi informado prazo para conclusão das atividades da comissão.