O caos no setor público atingiu o município de Barra do Bugres (167 km de Cuiabá, no médio norte de Mato Grosso). Tudo por causa da “herança” deixada pelo ex-prefeito, Aniceto de Campos Miranda (PT). Com uma dívida de curto prazo de R$ 3 milhões, publicada em Diário Oficial, e sem condições de trabalho o prefeito Wilson Francelino de Oliveira (PDT) decidiu não abrir a Prefeitura Municipal até que tenha um completo raio-x da situação financeira do município.
Com três das quatro contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, referente aos anos de 2005/2006 e 2007, faltando apreciar 2008, o que acontecerá neste ano, o ex-prefeito Aniceto de Campos Miranda responde ainda denúncia de improbidade administrativa e o promotor de Justiça, Antônio Moreira da Silva deve requisitar documentos para analisar a situação do município e tomar providências. Fora isso ele já sofre uma ação na Justiça eleitoral que poderá levá-lo a ficar inelegível por três anos.
Caso não tenha cumprido com o rigor da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) o ex-prefeito pode ainda responder por outros processos judiciais todos relativos a improbidade administrativa.
O prefeito que assumiu no último dia 1º de janeiro encontrou servidores de braços cruzados, equipamentos e maquinários sucateados e sem condições de funcionamento e o mais grave a perda de prazo de validade em remédios que deveriam ter sido repassados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que terão que ser queimados por se tornarem impróprios para o consumo. Segundo técnicos do município o prejuízo seria de R$ 80 mil.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Antônio Joaquim, disse que no último mandato encerrado em 31 de dezembro do ano passado (2008) as três contas do município relatadas pelos conselheiros Ary Campos, Ubiratan Spinelli e Waldir Teis, foram rejeitadas, mas mesmo assim os vereadores da Câmara Municipal votaram contrários ao parecer do TCE e isentaram o ex-prefeito que pode agora ser denunciado pelo Ministério Público. “Ainda teremos a apreciação das contas de 2008 que acontecerá neste ano, mas os resultados ainda são imprevisíveis”, acrescentou Antônio Joaquim.
Barra do Bugres é uma das mais prósperas cidades do Estado com uma grande usina de álcool e açúcar, que passou a produzir biodiesel e que foi inaugurada pelo presidente Lula no final do ano de 2006.