A prefeitura de Peixoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop) está investindo mais de R$ 2 milhões na construção de ponte de concreto sobre o rio Lambari, bueiros tubulares e galerias na estrada E-60, importante via de acesso a diversos assentamentos e ao Vale do Iriri, região de grande potencial pecuário, agriculturas mecanizada e familiar, e de manejo florestal.
A ponte terá extensão de 35 metros de cumprimento por 5 de largura em via de mão dupla. As cabeceiras e os pilares estão em fase de construção, os escoramentos de madeira indicam que a obra prossegue a todo vapor aproveitando ao máximo os intervalos de trégua das chuvas.
Já estão sendo providenciadas pela empreiteira os demais serviços complementares para concretagem da laje, implantação do tabuleiro, guarda corpo ou muro de proteção e posteriormente o aterramento das cabeceiras. O projeto segue os padrões da Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte e irá contemplar produtores de grãos, pecuaristas, agricultores familiares e empreendedores da base florestal.
O prefeito Maurício Ferreira de Souza destacou que a região do Vale do Iriri produz atualmente mais de 30 mil hectares de soja e que a estruturação da estrada E-60 contará nesta 1ª etapa com pelo menos de 10 intervenções, entre pontes, bueiros tubulares e galerias. Com a implantação das obras de artes coloca-se em prática a projeto de estadualização e pavimentação desta importante via.
“Os engenheiros da empreiteira nos garantiram que em 60 dias a ponte estará concluída. Vamos otimizar a logística de transporte, barateando os custos do frete e facilitando o acesso as propriedades produtivas. É importante mencionar e reconhecer que a infraestrutura rural está acontecendo graças a forte parceria com a Associação dos Produtores do Vale do Iriri”, salientou.