A tomada de preços prevê a contratação de uma empresa especializada para executar a sinalização viária no trecho após a pavimentação da MT-485, entre Sorriso e Santa Rita do Trivelato. O certame engloba 34,46 quilômetros de obras, já que os trabalhos iniciarão no km 17 e seguirão até o 52. A sinalização horizontal da MT contará com faixas delimitadoras de trânsito, de bordo, de proibição de ultrapassagem, de canalização, de retenção-indicativa de parada, além de tachas e tachões. Já a vertical, terá sinais de advertência, de regulamentação, de informação e marco quilométrico. O estudo foi feito por uma empresa de consultoria.
O valor previsto de investimento é superior a R$ 610,4 mil, e a escolha da empresa será no dia 20 deste mês. Já o prazo de conclusão da execução é de 90 dias, contados a partir da assinatura do contrato e posteriormente ordem de serviço.
Na justificativa, o executivo ponderou que firmou convênio com a secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, em regime de mútua colaboração, para realizar a sinalização na rodovia. Neste acordo, a prefeitura de Sorriso ficou responsável pelos 34 km em questão.
O projeto para os trabalhos foi elaborado conforme as normas e instruções do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Sinfra, contendo sete volumes que a empresa contratada deverá seguir. No memorial descritivo, foi ponderado que pela via, a produção agrícola é escoada. “Realiza, principalmente, a ligação dos armazéns e granjas com a BR-163 que dá acesso as cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde, dentre outras localidades, e, ainda, as rodovias MT-490 com a rodovia MT-242, tendo como grande serventia a ligação das propriedades rurais de Sorriso com a rodovia BR-163, possibilitando a entrada de insumos e o escoamento da produção agrícola”.
Em outro ponto, destacou a expansão agrícola da região, reforçando a importância da sinalização adequada. “Tendo na soja e no milho os principais cultivos, mas também tem se desenvolvido safras de algodão e cana de açúcar, tem norteado e dirigido a economia regional às margens das rodovias MT-485 e da BR-163, trazendo com isso tráfegos intensos e pesados, fazendo com que as logísticas de transporte e as estruturas das rodovias sejam constantemente estudadas e tenham aprimoramentos e adequação de capacidade para atender as solicitações existentes e futuras”.