A prefeitura de Sinop entregou, hoje, as escrituras para 140 famílias que moram na Comunidade Águas Claras. A cerimônia foi no Centro de Eventos Dante de Oliveira e, a ação faz parte do programa de regularização fundiária “Escritura na Mão”.
“Esse é um documento colocado na mão do cidadão que mais necessita, porque a gente sabe que com a escritura na mão o ânimo é outro, a escritura valoriza muito e a pessoa pode fazer um trabalho diferenciado, além de poder, realmente, dizer que é proprietária legítima daquele local”, disse o prefeito Roberto Dorner.
Segundo a prefeitura, todo o processo do programa de regularização fundiária urbana de interesse social (REURB) iniciou no ano passado, com os trabalhos de campo, coleta de documentos e orientação aos moradores das áreas contempladas. “Estamos fazendo um trabalho muito grande nessa questão da regularização. Estamos concluindo esses projetos, já contemplamos mais de 800 escrituras e temos muitas para serem feitas”, acrescentou Dorner.
O Escritura na Mão vem sendo realizado em vários bairros desde o ano passado. Em dezembro, foram entregues aproximadamente 850 títulos de propriedade dos imóveis dos bairros Jardim do Ouro, Chácaras Planalto e Chácaras de Lazer São Cristóvão I e II.
De acordo com a prefeitura, o programa tem como objetivo resolver um importante gargalo, que era a falta do título de propriedade de bairros antigos de Sinop. Para o desenvolvimento do trabalho, realizado por uma empresa contratada, foi necessário realizar todo o inventário de documentos dos lotes, assim como reuniões de mobilização com a população e lideranças dos bairros, para apresentação do projeto. A assessoria informou que outros bairros estão em desenvolvimento e devem ser entregues assim que os processos forem concluídos.