domingo, 22/setembro/2024
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Prefeitura entra com pedidos de licenças para construir novo viaduto em Sinop

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Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

A prefeitura entrou com os pedidos de licenças prévia, de instalação e operação para construção de um viaduto transpondo as avenidas André Maggi, no eixo da Bruno Martini e Dom Henrique Froehlich, nas proximidades do cemitério. A solicitação será analisada pela secretaria estadual de Meio Ambiente e, se houver aprovação, o município estará apto a licitar o projeto.

Para implantar o viaduto, a prefeitura já havia contratado, por R$ 305 mil, uma empresa de Goiás, para elaboração do projeto básico e executivo de engenharia. A empresa incluiu nos estudos todos os procedimentos de adequações viárias necessárias no entorno do sistema. Na justificativa, o executivo reforçou que a Bruno Martini e Dom Henrique são “duas vias de importante ligação entre a área central e uma região em franca expansão territorial”, sendo, por exemplo, o principal acesso ao aeroporto Presidente João Batista Figueiredo.

Atualmente, há uma rotatória neste cruzamento, que “vem causando redução dos níveis de serviço em horários de pico no município”. Além do aeroporto, as avenidas são vias de acesso à faculdades, condomínios, bairros residenciais, empresas, Embrapa, chácaras, e outros locais. Frequentemente há congestionamento.

Na avaliação do executivo, o viaduto poderá eliminar o afunilamento e consequentemente causar maior fluidez no trânsito nas proximidades, “que recebe grande número de usuários devido à expansão territorial da região e ao aumento do número de habitantes”. Além de eliminar o congestionamento, proporcionará maior segurança aos usuários.

Além da construção do viaduto, o projeto executivo deve considerar intervenções como readequação viária dos acessos e implantação de nova solução de interseção em nível na André Maggi, além da readequação da ciclovia existente no trecho, com propostas de soluções que atendam as normas técnicas e permitam o fluxo dos ciclistas.

Também deve levar em conta as mudanças da drenagem existente no local, adequação e remanejamento de todas as interferências para execução da obra, recuperação e implantação da obra de arte corrente, bem como implantação de iluminação, nova sinalização vertical e horizontal, e recuperação do pavimento nas vias de acesso ao viaduto.

 

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