A prefeitura de Nova Mutum e a Polícia Militar inauguraram, ontem, o primeiro centro de equoterapia do país totalmente voltado para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto, em parceria com o 1º Esquadrão Independente de Policiamento Montado da Polícia Militar (Cavalaria), recebeu um investimento de R$ 1,2 milhão por parte do município.
O centro de equoterapia, que está localizado em um espaço amplo e adequado, conta com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos e médicos veterinários. Além disso, possui uma estrutura completa para atender os pacientes, incluindo uma pista coberta, baias para os cavalos, sala de espera e áreas de convivência.
Inicialmente, o centro irá atender 50 crianças e adolescentes, sendo 30% provenientes da unidade de cavalaria e 70% de famílias de baixa renda. As aulas de equitação serão oferecidas pela manhã, das 7h às 11h, com uma duração de uma hora por semana para cada criança.
“O espaço ficou muito agradável de se frequentar e com todas as condições para realizarmos um excelente trabalho para a nossa população. Equipe altamente preparada e uma estrutura completa. Mais um serviço público que vai transformar a vida de muitas pessoas. Só tenho a agradecer a parceria da Polícia Militar”, disse o prefeito Leandro Félix.
O centro de equoterapia 100% SUS de Nova Mutum representa um avanço significativo na área da saúde, proporcionando uma alternativa terapêutica eficaz e acessível à população. “Um importante espaço que tem como objetivo acolher, incluir e desenvolver pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista. O nome do centro, Projeto Elo, simboliza a união dos esforços dedicados ao serviço social em prol daqueles que mais precisam”, afirmou Aline Félix, primeira-dama e secretária de Assistência Social de Nova Mutum.