A prefeitura decidiu reduzir a jornada de trabalho dos servidores municipais. A partir de 31 de maio, as secretarias de Educação, Assistência Social e Administração passarão a funcionar em turno único, no horário das 7h às 13h, sem intervalo, sendo que das 7h às 12h, será para atendimento ao público, e uma hora de trabalho interno. A medida visa reduzir gastos com transporte, água, telefone, energia elétrica, combustíveis, materiais de consumo, e outras despesas administrativas e operacionais.
O horário diferenciado deve gerar economia de mais de R$ R$ 10 mil mensais para os cofres municipais. "O turno único, sem interrupção de atividades, permitirá que os trabalhos sejam realizados com maior afinco. Observando que vamos atender toda população Verense sem transtorno e prejuízos", declarou o secretário de Administração e Finanças, Roberto Dambros.
O assunto vem sendo tratado há meses pelo eixo de gestão como uma das ações para driblar a falta de recursos no orçamento e leva em consideração o alto custo de manutenção da máquina pública. Outros municípios, como Santa Carmem, Sorriso, Sinop, já adotaram o turno único em caráter permanente, como forma de racionalizar os custos e de alcançar mais produtividade e resolutividade no dia a dia.
De acordo com o prefeito Moacir Giacomelli (PR), a adoção do período de seis horas corridas não trará prejuízos no atendimento à população. Ele lembra que sempre que a necessidade exigir poderá ser adotado horário diverso. "Nossa prioridade é o bem-estar da comunidade e é em benefício dela que estamos tomando esta providência".
Uma das vantagens apontadas pela equipe de gestão com a adoção do turno único é a facilidade que a medida trará para o atendimento dos contribuintes. Com o novo horário o intervalo do almoço será suprimido, permitindo que as pessoas utilizem para recebimentos de contas e tratar assuntos pendentes.