sábado, 28/setembro/2024
PUBLICIDADE

Prefeitura de Sinop implanta medidas para reduzir custos em até 30%

PUBLICIDADE

A queda na arrecadação de impostos -consequência da crise na agricultura e setor madeireiro- levou a Prefeitura de Sinop a adotar medidas para conter gastos e manter o equilíbrio das finanças públicas. Uma das medidas é reduzir o horário de expediente na maioria das secretarias que passarão a atender das 12:00 às 17:00hs – inclusive a prefeitura. O atendimento hoje é em horário integral. A redução no expediente externo deve reduzir os gastos de 20 a 30% (energia, telefone, água e com material de expediente).

O prefeito Nilson Leitão anunciou, esta manhã, em entrevista coletiva, que as medidas são para manter as contas em dia e não atrasar os salários dos 2,4 mil servidores, bem como o 13º salário. “Estamos tomando algumas medidas e ações que são necessárias para que possamos fechar o ano dentro do que a lei manda e, acima de tudo, com responsabilidade. Pagar as nossas contas em dia, principalmente e com prioridade, os salários e os fornecedores”, relatou.

Funcionarão apenas os serviços essenciais como o atendimento nos postos de saúde, no Pronto Atendimento, recolhimento do lixo, em creches e escolas.
“As obras vão estar acontecendo, agora recursos com o caixa da prefeitura vão estar vetados. Os secretários já têm uma portaria em que não podem ter nenhuma despesa esse ano”, explica Nilson, que as obras da creche do Jardim Paulista, os asfaltamentos, casas populares, hospital público e o terminal aeroportuário deverão continuar, e outras obras que devem ser feitas ainda este ano como uma escola no Jardim Lisboa.

Nilson não soube relatar o valor que deixou de ser arrecadado, mas afirmou que somente no repasse do Estado a queda foi de cerca de 15%, e do Fundo Participação dos Municípios (FPM) de até 30%.

“Se nós conseguirmos fazer com que o mercado da madeira aqueça a partir de novembro, e a nossa economia volte a trabalhar de forma normal, automaticamente a prefeitura também volta no mercado de forma normal. Caso contrário fica por um prazo indeterminado para voltar normalmente em período integral”, conclui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

STF valida reformas estruturais no Tribunal de Contas de Mato Grosso

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou válidas...

Governo de Mato Grosso faz minireforma tributária acabando com Tacin e muda taxas do Detran

O governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto...
PUBLICIDADE