PUBLICIDADE

Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (fotos: assessoria)

A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um R$ 1,2 milhão para contratar mão de obra de reeducandos. Consta no documento que o objetivo é contribuir com o desenvolvimento das ações da instituição com inserção social e produtiva no mercado de trabalho dos condenados que estão em regime semiaberto e regime fechado.

O presidente da entidade José Magalhães Pinheiro explicou, em entrevista ao Só Notícias, alguns presos já trabalham há mais de cinco anos. “Tem reeducandos no setor de Obras, Saúde e Meio Ambiente, em regime semiaberto. Eles desenvolvem atividades de motorista, operador de trator, borracheiro, mecânico e ganham proporcionalmente conforme a função desenvolvida”.

Pinheiro reforçou que é uma forma legal de “trazer para convívio social alguém que errou e esta pagando pelo crime. No nosso ordenamento jurídico, se não oportunizar trabalho para essas pessoas de uma forma mais harmônica nunca vão se recuperar. Pelo contrário, vão sair da cadeia ainda mais violentos”.

A  taxa de reincidência dos presos é de aproximadamente 28%. “E um número expressivo. Temos presos que estão trabalhando há cinco anos na prefeitura sem causar nenhum problema. A média nacional de reincidência é 85%. A nossa, em um levantamento, prévio acreditamos que se aproxima de 28%”, acrescenta.

Atualmente, são 80 reeducandos desenvolvendo atividades de na secretaria de Obras, 35 na Saúde e 11 (sendo duas mulheres) no Meio Ambiente. O Conselho da Comunidade de Sinop existe desde 2008.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...

Coronel Mendes anuncia saída do comando-geral da Polícia Militar

O coronel Alexandre Mendes anunciou que vai deixar o...

Senadores avaliam em Mato Grosso investimentos para preservar o Pantanal

Políticas públicas e investimentos em profissionais e em equipamentos...
PUBLICIDADE