O quadro na sala de reuniões da Prefeitura de Lucas do Rio Verde com todas as obras que estão sendo executadas neste ano é mais do que um grande desafio, mostra o ritmo de trabalho de uma administração pública que tem como meta o planejamento, o desenvolvimento econômico e o compromisso com o bem estar da população.
Atualmente, o poder público executa mais de quarenta obras ao mesmo tempo, são três novas unidades de saúde, centenas de casas populares, o novo paço municipal e tantas outras obras de infraestrutura que irão garantir o crescimento econômico do município e a qualidade de vida dos moradores. Porém, segundo o prefeito Marino Franz, a transformação não se restringe apenas a um grupo de pessoas e nem mesmo a área urbana do município, a população que vive na zona rural também está sendo beneficiada pelas ações do poder público.
Morador há 30 anos em Lucas do Rio Verde e há sete na Comunidade Groslândia, o agricultor Manoel Bertoldo revela que acompanhou todas as fases do desenvolvimento do município e mais do que isso, vivenciou as principais dificuldades do início. “A falta de energia elétrica, água encanada, estradas, tudo era difícil no começo.”
Somente na comunidade onde o agricultor e outras dezenas de famílias vivem, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde investiu este ano mais de R$ 1 milhão em obras de pavimentação asfáltica, reforma na escola, unidade de saúde, ginásio de esportes e ainda a revitalização da praça com a instalação de uma academia da terceira idade.
De acordo com o prefeito, todas as obras realizadas na comunidade fazem parte de um compromisso que o poder público firmou com os moradores da Groslândia. Porém, só foram possíveis graças ao desenvolvimento econômico que o município vive hoje e que também acontece na área rural, através da diversificação da propriedade. “Os investimentos aconteceram porque os agricultores apostaram na criação de aves, suínos e outros produtos que aumentam a lucratividade e geram empregos na pequena propriedade.”
Segundo Franz, a busca por novas alternativas de renda é um processo sem volta, mas que precisa ser fortalecido diariamente. “Os agricultores precisam ter consciência de que só é possível crescer e ter renda no interior, através da diversificação da propriedade.”
O presidente da Comunidade Groslândia, Edson de Oliveira ressaltou que todas as obras realizadas pelo poder público são muito significativas na vida da comunidade, principalmente, por conta da distância que separa a área rural da urbana. Segundo ele, além da expectativa de desenvolvimento, os moradores têm agora mais qualidade de vida.
Na Escola Municipal Fredolino Vieira de Barros, o gestor Rodrigo de Oliveira Lima garante que as mudanças promovidas pela administração pública influenciam diretamente no aprendizado dos alunos. “A reforma da escola, o asfalto e a praça que hoje é o principal atrativo da comunidade, tudo contribui para melhorar a autoestima dos alunos.”
Outra novidade implantada este ano pelo poder público é a internet de alta velocidade. De acordo com o gestor, além de interligar a escola a todo o sistema público municipal de educação, a ferramenta contribui diretamente para melhorar a qualidade do ensino. “Antes nós tínhamos internet, mas era lenta. Com essa, agora vai ser possível baixar programas para trabalhar em sala de aula, isso chama a atenção dos alunos, desperta o interesse.”