O plano diretor, que regulamenta a ampliação de áreas residenciais, industriais, comerciais, malha viária, reservas, entre outras, será encaminhado até segunda-feira para a câmara. O Legislativo deve formar uma comissão especial para análise do projeto e terá até 90 dias para dar o parecer e encaminhar para votação. Neste período, devem ser realizadas audiências públicas para discussão com a sociedade.
Segundo a coordenadora da comissão, Alen Daiana Paludo, está sendo concluída a revisão das propostas do projeto, que começou a ser elaborado em março do ano passado. Nele constam todas as normas para garantir o crescimento ordenado do município e a qualidade de vida dos moradores. Entre elas está a definição de áreas para a instalação de novas empresas.
Foram destinadas três espaços. O industrial 1 será destinado para empresas poluentes. O segundo para empresas intermediárias, de médio grau poluente. Os dois ficam fora do perímetro urbano. Já para empresas de leve grau poluente a área fica às margens do córrego Xixi, dentro do perímetro urbano.
Além dessa distribuição, o plano normatiza o zoneamento do uso e ocupação do solo, organização do perímetro e expansão urbana, novo sistema viário e a ampliação do Parque Municipal Córrego Lucas. Outras ações relacionadas a saúde, desenvolvimento social e econômico, urbanismo, meio ambiente, entre outras.
Após ter aprovação dos vereadores, o plano diretor será encaminhado ao Ministério das Cidades.