O termo de colaboração e fomento foi firmado pela prefeitura de Guarantã do Norte (233 quilômetros de Sinop) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, prevendo repasse de a R$ 111,6 mil. Atualmente, a APAE atende mais de 70 alunos no município.
Consta no documento assinado pelo prefeito, Érico Stevan Gonçalves, e presidente da APAE, Rose Autovicz Barieri, que o montante será repassado em parcelas mensais de R$ 9,3 mil. As parcelas de janeiro e fevereiro serão inclusas no repasse de março. O termo de colaboração foi aprovado em lei.
Ainda foi definido que o valor compreende a manutenção da estrutura, além de energia elétrica, água e esgoto, telefone, alimentação, material de higiene, limpeza e de expediente, combustível, manutenção, encargos de pessoal, encargos sociais, reparo de veículos e obras civis.
Além do repasse financeiro, a prefeitura irá ceder à APAE, através da secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, um professor, dois agentes de serviços gerais e um estagiário, todos com jornadas de 30 horas semanais.
Como contrapartida, a APAE comprometeu-se, através de sua diretoria e equipe de funcionários, proporcionar o atendimento e buscar alternativas que minimizem os problemas que enfrentam as pessoas com deficiências. A associação deverá prestar contas sobre os valores repassados.