O prefeito Erico Stevan confirmou que a equipe de engenharia está trabalhando no projeto para ampliar a capacidade de recebimento de resíduos sólidos, no aterro sanitário regional, e ter capacidade de quadruplicar o volume recebido. A unidade passou a operar há aproximadamente de três meses, e está instalado a 23 quilômetros da cidade, na linha 38, podendo receber cerca de 20 toneladas/dia.
“Como vamos receber resíduos sólidos dos municípios de Itaúba, Nova Santa Helena, Marcelândia, Nova Guarita, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e Novo Mundo, já conversamos com a equipe e já está em análise o projeto para aumentar a capacidade de 20 para 80 toneladas dia, hoje já temos ali uma a área de 200 por 200 com 4 metros de profundidade, e a intenção é ampliar ainda mais”, disse Erico. Não foi previsto quando o projeto fica pronto.
A prefeitura está retirando todo o resíduo sólido depositado no antigo lixão e transferindo para aterro sanitário. O espaço degradado será recuperado e urbanizado.
“Todos os prefeitos que por aqui passaram fizeram sua parte e com esse apoio do Ministério Público de Guarantã do Norte, reunido com o Ministério Público da região, conseguimos resolver definitivamente esse problema. Além de todos os prefeitos e MPs da região, quero agradecer incondicionalmente ao promotor de Justiça da comarca de Guarantã do Norte”, “que aportou recursos no município para retirar os resíduos sólidos do lixão e levar ao aterro sanitário para que possamos recuperar aquela área degradada. Ele está sendo um grande parceiro desde o início até a finalização desse projeto do aterro sanitário”, agradeceu o prefeito.