O prefeito José Antonio Dubiella (PSD) decidiu implantar a Coordenação de Controle da Qualidade da Água, que conta a partir de agora com um engenheiro sanitarista para monitorar o de controle de qualidade da água para consumo humano. A medida visa necessidade de avançar na qualidade dos serviços prestados pelo SAE- Sistema de Água e Esgoto de Feliz Natal para os 2.224 mil usuários cadastrados.
Foram estabelecidas definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano.
Entre as ações já implantadas pela atual Administração Municipal estão: contratação do Responsável Técnico; Cloração e monitoramento em 12 pontos; Planilhas de controle de qualidade; Aquisição de equipamentos, para implantação do laboratório de controle de qualidade (antes era realizado manualmente através de comparativo), com implantação do laboratório teremos mais praticidade e agilidade no processo, com mais precisão nos resultados das analises. Antes os usuários consumiam um produto sem saber a procedência, hoje temos equipamentos adequados para oferecermos qualidade aos usuários, garante o chefe do departamento de Água e Esgoto, Glenio Osório Machado.
"Oferecer um serviço de abastecimento de água com qualidade é uma das grandes metas dos governantes, a qualidade é essencial para reduzir os riscos à saúde pública, é através dela também que conseguimos identificar os focos de viroses entre outros", explicou.
Os investimentos com o Sistema de Água e Esgoto somam R$ 25 mil, incluído equipamentos e mobiliários. A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, desenvolverá a fiscalização diária.
Em 2013, foram adquiridos e implantados 100 hidrômetros, cadastrados ao sistema 2.224 mil usuários. Quatro poços artesianos acima de 100 metros de profundidade abastecem 2.224 mil ligações que representam 5.6 mil/pessoas cadastradas. Está previsto a construção de um novo escritório para melhor atender os usuários. O investimento está estimado em R$ 30 mil