A prefeitura de Nova Mutum assinou um contrato com uma empresa sediada em Toledo, no Paraná, para elaboração de um plano regional de desenvolvimento que buscará integrar os modais ferroviário, rodoviário e aeroportuário. A empresa também ficará responsável por planejar e definir “ações estratégicas” para a implantação do Jardim Botânico Municipal.
A prefeitura explicou, no procedimento de dispensa de licitação, que o trabalho da assessoria será “voltado aos estudos pertinentes aos modais de transportes buscando a integração entre ambos”. A administração municipal explica que houve a implantação e instalação recente de empresas do agronegócio no município, “e, considerando a localização geográfica, estas dependem de meios de transporte mais eficazes para desenvolver operacionalmente suas atividades de modo sustentável e viável economicamente”.
A empresa contratada receberá R$ 245 mil para executar os serviços e terá o prazo de um ano para finalizar a elaboração dos projetos. No portifólio da empresa, estão projetos como os dos parques de Toledo (PR) e Sete Quedas (PR), a avenida Brasil e o centro cívico, em Lucas do Rio Verde, a reurbanização do CPA e o Monumento Paiaguás, em Cuiabá, o centro administrativo e o parque tecnológico de Sorriso, e os lagos urbanos de Matupá.
“A escolha deu-se em razão da empresa ter em seu quadro de trabalho profissionais com uma vasta experiência nas áreas descritas para o objeto desta contratação, e por ser a única que reúne os requisitos necessários e possui aptidão que contemplam o desenvolvimento das ações desta municipalidade voltadas ao crescimento sustentável desta região”, afirmou a prefeitura.
No final do ano passado, o ex-prefeito Adriano Pivetta assinou um termo de recebimento de doação de uma área de 240 hectares para a instalação do parque botânico. O imóvel foi doado ao município por um grupo imobiliário e também receberá a construção de uma estação de tratamento de esgoto.