A prefeitura firmou contrato com uma empresa que ficará responsável por atrair investimentos e desenvolvimento tecnológico para o município. A consultoria representará a cidade no exterior “promovendo e divulgando toda sua capacidade de atrair investimentos e produzir riquezas”.
Os serviços também envolvem a organização de eventos internacionais reais ou virtuais para apresentação de empresas e promoção de negócios. A consultoria ainda ficará responsável por organizar “rodadas de negócios virtuais ou reais, missões internacionais de empresários para o exterior ou missões de empresários para o município de Nova Mutum”.
A empresa também terá que fazer “avaliação e identificação de oportunidades e parceiros comerciais para relacionamento de curto, médio e longos prazos”. Os resultados serão alcançados por meio de reuniões de trabalho, avaliação e adequação de parceiros potenciais, promoção de encontros e acompanhamento e gestão de relacionamento técnico.
Sediada em Belo Horizonte, a empresa é gerenciada por Ricardo Abreu, consultor senior do projeto Agro BR da Confederação Nacional de Agricultura (CNA). O empresário tem vasta experiência em planejamento e implantação de projetos de internacionalização de produtos e serviços, e já prestou consultoria para diversas empresas.
O contrato terá vigência de 12 meses e os serviços não envolvem repasses financeiros por parte do município. Desta forma, o empresário será remunerado mediante “taxa de sucesso” que será paga diretamente pelas empresas que, eventualmente, se instalem em Nova Mutum.