O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) autorizou a compra de mil notebooks para os 920 professores da rede municipal de ensino (80 ficarão para suprir às necessidades de possíveis novas contratações). Cada aparelho deve custar até R$ 4,9 mil. Também serão adquiridas memórias adicionais de 8 GB, HD SSD (mínimo 240 GB), e mil mochilas. O valor total de investimento é de cerca de R$ 5,2 milhões.
Os notebooks devem ter Windows 10, autonomia mínima de 8 horas, capacidade de 4 GB instalada, expansível a 16 GB, processador de no mínimo 512 MB de memória, bluetooth, áudio com microfone, tela padrão de no máximo 14 polegadas, dentre diversas outras especificações.
No edital, o executivo salientou que a aquisição é necessária para atender a secretaria neste período de pandemia em que “os professores e gestores escolares precisam dar um suporte de atendimento remoto”, em decorrência das aulas virtuais.
Além disso, apontou que a maioria dos professores não tem “os equipamentos necessários para tal atendimento”, por isso, a secretaria municipal de Educação deve efetuar a compra, para oferecer “as condições de trabalho especificamente neste momento, ofertando aos envolvidos os notebooks necessários para a realização deste trabalho pedagógico em detrimento de um prejuízo maior na defasagem da aprendizagem dos educandos desta rede municipal de ensino”.
Atualmente, a rede municipal de ensino conta com aproximadamente 17,5 mil alunos. Parte dos recursos para aquisição são próprios, do fundo municipal de educação, e parte federal. A escolha da empresa fornecedora será no dia 18 de agosto.