A prefeitura assinou contrato com uma empresa que vai elaborar o projeto do parque botânico que será criado na reserva R-3, onde, atualmente, está instalado o viveiro municipal, na avenida dos Flamboyants. A empresa, que é de Sinop, receberá R$ 93 mil e terá 30 dias para entregar o documento à prefeitura.
A primeira etapa do projeto é a sondagem do terreno. Em seguida, a empresa terá que elaborar projeto de paisagismo, de terraplenagem, de sinalização, acessibilidade e comunicação visual. Neste último, serão detalhadas quais placas serão colocadas para indicar o nome dos equipamentos, caminhos, acessos e vegetações importantes do parque, semelhante o que há, hoje, no Parque Florestal.
Outro item a ser desenvolvido é o projeto de arquitetura e estrutural de uma ponte de pedestres, que será construída sobre o lago do Parque Botânico. A empresa ainda terá que indicar quais e quantos serão os mobiliários a serem implantados e elaborar projetos de incêndio, hidrossanitário e estrutural.
A reserva R-3, que fica dos dois lados da avenida das Itaúbas, na divisa entre os bairros Celeste, Paraíso e Botânico, tem uma área total de 486 mil metros quadrados. O parque a ser instalado dentro da reserva terá área de 214 mil metros quadrados. Os recursos para instalação do Parque Botânico são de um convênio da prefeitura com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).