A prefeitura de Lucas do Rio Verde anunciou, esta manhã, a implantação do Botão do Pânico em todas as unidades de ensino no município. Além disso, a secretaria municipal de Educação apresentou a sala de atendimento psicológico para os alunos da Escola Olavo Bilac.
O aplicativo Botão do Pânico é um mecanismo desenvolvido e utilizado atualmente pela prefeitura de Lucas do Rio Verde para as ocorrências de violência doméstica. A utilização pelas escolas será limitada apenas a três pessoas da unidade, da gestão escolar, com a finalidade de facilitar o acesso às forças de segurança, reduzindo o tempo de espera em eventual ocorrência de integridade física.
“Nesse momento, principalmente, em que as escolas vivem com supostas ameaças, nós estamos colocando a tecnologia a serviço das escolas. Isso é uma grande conquista para o nosso município e para a educação. É importante agradecer ao vereador Wlad pela indicação e a nossa equipe que trabalhou na adaptação desse sistema de maneira muito ágil”, disse o prefeito Miguel Vaz.
A primeira escola com o dispositivo instalado e apto para o uso é a Olavo Bilac. A expectativa é que todas as unidades da rede municipal e estadual de ensino tenham a funcionalidade disponível até amanhã (18). As demais instituições de ensino (federal, particular e outros), 37 ao todo, também terão acesso ao aplicativo nos próximos dias.
Ainda na escola Olavo Bilac, a secretaria de Educação apresentou a sala de atendimento psicológico para os alunos. No local, uma profissional deve atender diariamente, com carga horária semanal de 40 horas, no acompanhamento e encaminhamento que cada criança precisa.