Os prefeitos de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, de São José do Rio Claro, Massao Watanabe, de Tapurah, Milton Geller, diretores da Associação dos Beneficiários da MT-010, juntamente com o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, José Domingos Fraga. voltam a se reunir, amanhã, às 17h, em Mutum, para tratar da continuidade das obras de asfaltamento da MT-010, ligando os três municípios.
O traçado é de aproximadamente 100 km, já foi aberto, praticamente todo "levantado" e cascalhado. É preciso construir duas pontes, uma de aproximadamente 60 metros de extensão, sobre o rio Marape, e a outra, de 140 metros, no rio Arinos. Assim que forem feitas será possível a efetiva ligação entre as três cidades.
Na reunião de amanhã, os prefeitos vão elaborar um documento mostrando a importância da rodovia que será encaminhado para o governador Silval Barbosa, os senadores e deputados federais e estaduais. "O objetivo é chamar a atenção para a importância da obra e garantir emendas no próximo orçamento", disse o prefeito Lírio Lautenschlager.
A obra vem sendo trabalhada desde julho de 2009, quando foi criada a Associação dos Beneficiários MT-010. Hoje, a MT-010 é asfaltada do entroncamento da BR-364, na região de Novo Diamantino, até a cidade de São José Claro, ponto onde as obras de asfaltamento seriam retomadas. Inicialmente almeja-se o asfaltamento entre São José e Tapurah. A próxima etapa compreenderia o asfaltamento de Tapurah a Ipiranga do Norte.
Segundo o prefeito Milton Geller, além de encurtar as distâncias, "o principal benefício está na alternativa para o escoamento da produção, impulsionando o desenvolvimento econômico regional", disse. Hoje, quando moradores da região de Tapurah e Ipiranga do Norte vão a Cuiabá, precisam passar por Lucas do Rio Verde. Com a 010 asfaltada, a distância vai diminuir em aproximadamente 40km.
Entre 25 e 30km da rodovia estarão dentro do município de Nova Mutum, passando no assentamento Pontal do Marape, onde residem 358 famílias. O traçado deve beneficiar também um grande empreendimento no segmento de biodiesel que está sendo construído na região.