A prefeita de Guarantã do Norte, Sandra Martins (DEM) e o prefeito de Novo Mundo, Hélio Ribeiro (PSD) devem realizar, no início do próximo mês, audiência pública com o governador Silval Barbosa, deputados federais e estaduais para discutir o traçado da rodovia Leste/Oeste, a rodovia da Integração. De acordo com Sandra, serão expostos os benefícios aos municípios e a viabilidade econômica de manter o traçado original, que encurta cerca de 20 quilômetros a ligação entre as MTs-419 e a 208.
O projeto de lei 7449 que tramita na Câmara dos Deputados prevê usar a extensão da BR-080 e servirá de escoamento da produção agrícola do Araguaia/Norte, e interligará Mato Grosso e Rondônia. Porém, segundo os gestores, a população dos dois municípios ficarão isoladas já que um novo traçado está sendo construído.
“Novo Mundo e Guarantã serão os mais prejudicados e não podemos admitir tamanha atrocidade”, disse, por meio de assessoria, o prefeito Hélio Ribeiro.
Os municípios do extremo Norte estão em busca de alternativas para a consolidação econômica por meio da agricultura, pecuária e turismo. A ligação das MTs a BR-163 deve diminuir a distância entre Alta Floresta e porto Santarém, no Pará. Conforme a proposta deve gerar economia no frete pago pelos produtores. A travessia do rio Teles Pires deve ser feita posteriormente por uma ponte de concreto.