PUBLICIDADE

Prefeitos em MT debates parceria entre Brasil e Alemanha

PUBLICIDADE

O fortalecimento da relação bilateral entre Brasil e Alemanha, através do intercâmbio entre municípios dos dois países, será um dos assuntos tratados no 28º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, que terá início, hoje, às 18h, no Cenarium Rural, em Cuiabá. Para falar sobre o tema, a Associação Mato-grossense dos Municípios convidou a chefe do Departamento de Assuntos Estrangeiros da Associação dos Municípios da Alemanha, economista Sabine Drees. A palestra de Sabine será amanhã, às 9h.

A economista vai apresentar novas oportunidades para os municípios de Mato Grosso, que poderão participar de programas de cooperação e intercâmbio com municípios alemães para troca de experiências em áreas como ciência, tecnologia, educação, geração de emprego e renda.

Como o Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014, a economista vai falar também sobre a experiência da Alemanha como país sede, em 2006. Ela falará sobre os desafios, as dificuldades, as oportunidades e o legado deixado pelo campeonato mundial. A Alemanha, considerada uma potência econômica, investiu na construção de estádios modernos, que tiveram quase 100% de ocupação durante a competição.

A parceria Brasil/Alemanha vai se consolidar ainda mais em 2013, escolhido como o Ano da Alemanha no Brasil. Em fevereiro veio ao Brasil o diretor mundial do Instituto Goethe, Klaus-Dieter Lehmann, para oficializar o evento. Ao invés de uma série de eventos representativos da Alemanha, a intenção é estruturar a parceria entre os países com ações conjuntas nas áreas científica, econômica, política e cultural.

Uma outra inovação prevista é a escolha de quatro cidades para integrar a programação, que não estejam localizadas no eixo Rio-São Paulo. Atenta a essa oportunidade, a AMM vai se articular para que uma das cidades escolhidas seja do estado de Mato Grosso. A instituição vai elaborar um projeto para mostrar o potencial da capital do estado, que por concentrar grande potencial turístico e econômico, torna-se competitivo e tem grandes chances de disputar uma das vagas.

O presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, disse que a realização de eventos em parceria e a aproximação entre os dois países são válidas para a troca de experiência e de conhecimento. “A Alemanha é um dos países mais desenvolvidos da Europa e temos que aproveitar essa abertura para também mostrar nosso potencial e estar atentos às oportunidades”, assinalou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE