PUBLICIDADE

Prefeitos e vereadores do Nortão e Pará debatem em Guarantã do Norte avanços para BR-163 e Ferrogrão 

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: arquivo/assessoria)

O 2º encontro da Frente Parlamentar de Vereadores Mato Grosso/Pará começa hoje, a partir das 19h, em Guarantã do Norte (233 quilômetros de Sinop). O evento deve reunir cerca de 12 prefeitos do Nortão e também Sudoeste do Pará, bem como deputados, secretários, e parlamentares de 28 câmaras municipais. O encerramento será nesta sexta-feira, com edição e votação de uma carta de intenção.

Ao Só Notícias, o presidente da Frente Parlamentar e vereador em Sorriso, Wanderley Paulo (PP), destacou que o objetivo é debater temas que impactam no desenvolvimento econômico e social, como Ferrogrão, BR-163, saúde, educação, questões da atividade de garimpo, Código Florestal Brasileiro, e também regularização fundiária.

“Sobre regularização fundiária, por exemplo, não só os assentamentos, mas também temos áreas a exemplo das glebas, em Terra Nova do Norte, uma área de 84 mil hectares que precisa de uma ação para regularizar”. “Para isso vamos discutir o código florestal, que precisa ser modernizado para atender as demandas atuais. Grande parte dos produtores estão sofrendo e precisamos avançar nessas questões”, disse.

Ainda segundo Wanderley, tanto o Norte de Mato Grosso, quanto o Sudoeste do Pará têm problemas semelhantes. “A Ferrogrão, por exemplo, questão da 163, da regularização fundiária, dos garimpos também é muito importante, do bom garimpo, da boa atividade, que influência a economia muito forte. Esses temas todos debatidos, provocando os governos Federal e do Estado, a gente acelera a resolução”.

Outro ponto importante, na visão do presidente, é que haja descentralização da saúde pública. “Sinop pode estar fazendo várias especialidades que só são feitas em Cuiabá, e o governo do Estado precisa descentralizar a saúde, temos hospitais regionais na região que podem oferecer esses procedimentos”. Ele ainda continuou ressaltando que a educação será debatida. “A Universidade Federal de Sinop tem todo nosso apoio, que se consolide, vai promover desenvolvimento educacional, atender a demanda do crescimento econômico. O Instituto Federal Norte de Mato Grosso também é muito importante, precisamos atender as demandas dessa região que cresce muito rápido”.

Já a carta de intenção, será posteriormente encaminhada ao governo do Estado, Federal, assembleias legislativas, deputados federais, senado, e ministérios. “Essa carta é uma síntese dos problemas que vamos abordar nesses eixos temáticos, com um resumo dos problemas e soluções”.

Hoje na cerimónia de abertura, ainda haverá homenagens a entidades como Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, Associação Brasileira dos Produtores de Soja, e outras, bem como a personalidades que contribuem com o desenvolvimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE