Os prefeitos do Nortão, que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico do Alto Teles Pires – Cidesa- participam hoje de uma assembléia geral, para avaliar os primeiros resultados da parceria. O ponto alto do encontro será a inauguração da usina de álcool Agroenergetica Celeste, construída e voltada para uma parceria com pequenos proprietários rurais.
A indústria está localizada na BR-163, na entrada para a Gleba Barreiro, tem capacidade de produção estimada em 10 mil litros/dia e foi implantada por alguns empresários locais. A idéia surgiu da necessidade de fomentar a cadeia produtiva e oferecer uma opção rentável aos pequenos produtores, que vão fornecer a matéria-prima, cana-de-açúcar. As mudas para o plantio são fornecidas por um grupo empresarial, em sistema de comodato.
De acordo com o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico do Alto Teles Pires – Cidesa, Paulo Roberto Ferreira, a capacidade será para moer até 140 toneladas de cana por dia. A atividade é rentável, cada produtor vai plantará 5 hectares e terá uma renda aproximada de R$1,2 mil ao mês. O papel do consórcio é catalizar e agregar as cadeias envolvidas.