Os prefeitos da região Norte estarão se reunindo amanhã, às 18 horas, em Brasília, com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Os prefeitos de Sinop, Nilson Leitão e de Sorriso, Dilceu Rossato, já confirmaram presença. Eles discutirão com o ministro a crise que todo o Estado enfrenta no agronegócio e o movimento dos produtores rurais. Alguns produtores rurais e deputados estaduais e federais de Mato Grosso, também participam da audiência.
Segundo Rossato, será entregue ao ministro um documento contendo as reivindicações necessárias para que haja a recuperação do setor agrícola. Entre elas está a conclusão da BR-163 até Santarém, a renegociação das dívidas com os bancos, o ajuste da política cambial, adoção de preço mínimo para grãos e redução dos preços dos combustíveis.
Na semana passada, além do bloqueio dos agricultores na BR-163, as mulheres dos produtores de Sorriso fizeram um “panelaço” que reuniu cerca de 500 pessoas, e teve o apoio dos taxistas, caminhoneiros e alunos da rede pública de ensino. Na sexta-feira, segundo a Associação Mato-grossense de Municípios, 95% das prefeituras de Mato Grosso suspenderam o atendimento ao público em apoio às manifestações dos produtores rurais.
Segundo a AMM, os municípios registram uma queda de 28%, em média, na arrecadação, em conseqüência da crise no setor produtivo.