Intercâmbio tecnológico, parcerias, cooperação técnica e experiências de arranjos produtivos locais entre a Europa e Brasil são os objetivo da comitiva de 13 prefeitos mato-grossenses que embarcam amanhã a regiões de Bretanha (França) e Emília Romagna (Itália), onde se reunirão com produtores e lideranças políticas. Nos dois países, serão divulgadas ações que estão sendo desenvolvidas nos 14 consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócioambiental.
Na Europa, estão previstos encontros com líderes políticos e visitas técnicas nas seguintes áreas: cooperação entre prefeituras municipais de uma mesma região; experiências de municípios que tenham implantado processos de planejamento estratégico com êxito; projetos territoriais que envolvam municípios de pequeno porte; experiências de turismo rural; arranjos produtivos locais de importância relevante; e estabelecer cooperação com Centros de Excelência que tenham desenvolvido ou estejam trabalhando com análise dessas iniciativas.
Para avaliar as questões de certificações técnicas, o presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado (IMEQ), Jair José Durigon, diz que “Itália e França têm tradição de certificação muito forte onde o consumidor avalia que o produto tem controle e as entidades específicas dos produtores”. Um dos interesses da missão é justamente observar in loco como os consumidores europeus avaliam os produtos e como como os produtores conduzem seus programas de certificação.
Dentre os prefeitos que participarão da missão estão Dilceu Rossato, de Sorriso, Zózimo Wellington Chaparral, de Barra dos Garças, Celso Paulo Banazeski, Colíder, e Revelino Braz, de Porto dos Gaúchos