Diretores do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad) se reuniram, com industriais madeireiros em Itaúba (100 km de Sinop) na última reunião itinerante do ano. O prefeito Antônio Ferreira de Oliveira Neto (Toninho) defendeu o fortalecimento do setor de base florestal e uma das primeiras medidas é a parceria firmada com o sindicato para trazer cursos de qualificação profissional. “A nossa economia é oriunda do setor madeireiro. É o que mais emprega e gera renda. Essas reuniões contribuem para o desenvolvimento do setor na região. Na pauta foi apresentado os cursos disponíveis e o município vai fazer parceria com o Sindusmad para promover mais cursos. Itaúba possui uma reserva florestal muito grande em manejo e precisamos desperdiçar cada vez menos matéria prima e valorizar ainda mais os nossos produtos”, disse.
O prefeito do município de Nova Santa Helena, Paulinho Bortolini, que também é madeireiro e associado do Sindusmad, disse que os diretores apresentaram, na reunião itinerante, “uma visão muito aberta para o futuro. O setor madeireiro sempre caminhou sozinho e o sindicato trouxe a associação para unificar, compartilhar as experiências porque o que dá certo para um, leva para os demais. Isso é muito importante. A classe está unida através do Sindusmad”. “Estão de parabéns, temos que continuar com essas reuniões para abrir esse leque de opções, trazendo melhorias e investimentos. destacou, através da assessoria.
Para o presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis, avaliou que além dos industriais os gestores públicos quais “estão otimistas com o futuro do mercado e o setor de base florestal nestes municípios é o responsável pela economia e pela arrecadação”, salientou,
A diretoria ainda fará encontros em Sorriso e Marcelândia. Entretanto, está previsto no planejamento da diretoria a continuidade desta iniciativa em municípios que compõem a base florestal do Sindusmad para 2023. “Essa foi a última reunião do ano, mas com certeza, no próximo ano vamos dar seguimento com a previsão de fazer 5 a 6 reuniões. É o momento que nos reunimos para falar de ideias, de mercados, demanda e das ações”, concluiu o presidente.
A assessoria informou que a assembleia geral será dia 03 de dezembro, em Sinop.