O prefeito de Sorriso, Chicão Bedin (PMDB), afirmou que na reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB) foi debatida a proposta, por parte do governo do Estado, de dividir o Consórcio do Teles Pires, formado por 13 municípios da região. No entanto, foi descartada pelos prefeitos que reivindicaram o fortalecimento do consórcio com mais estrutura e maquinários (para recuperar estradas estaduais) e não a criar outro consórcio. Os prefeitos fazem cobranças em blocos e acabam tendo mais força política para buscar soluções a diversos problemas.
O projeto do governo era criar nova estrutura administrativa aglomerando municípios da região. “Todos querem continuar neste grupo e preferem que a sede continue em Sorriso. Assim continuaremos com a mesma estrutura administrativa, mas teremos mais máquinas para trabalhar”, avaliou Chicão, por meio da assessoria.
Além deste assunto, os prefeitos da região pediram a Silval mais investimentos e efetivo da Polícia Militar no interior, e relacionadas a área da Saúde. O governador ficou de avaliar todas as medidas reivindicadas pelos prefeitos durante várias reuniões divididas em consórcios.
Participaram da reunião ainda da região, os prefeitos de Lucas do Rio Verde, Marino Franz; de Feliz Natal, Antônio Debastiani; de Nova Mutum, Lírio Lautenchlager; de Nova Ubiratã, Osmar Rosseto, o “Chiquinho”; e o secretário de Santa Carmem, Valdir Sartorelo, representando o prefeito Alessandro Nicoli.