Prefeitos e secretários dos 13 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico do Alto Teles Pires – Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Vera, Cláudia, Santa Carmem, União do Sul, entre outros – se reúnem no próximo dia 8, em Lucas do Rio Verde. O encontro, segundo o secretário executivo Paulo Roberto Ferreira, será para debater os principais passivos ambientais nessas cidades. “Daremos o pontapé inicial de nosso processo de ajustes ambientais nos municípios integrantes do consórcio”, destacou.
Lucas já desenvolve o projeto ‘Lucas do Rio Verde Legal’, que visa a regularização das áreas de preservação permanente em suas cerca de 680 propriedades, e deve ser um dos exemplos para os outros municípios. O objetivo é garantir a produção em áreas certificadas onde não há degradação ambiental para que a produção agrícola nao sofra boicotes, principalmente no mercado externo.
O consórcio Vale do Teles Pires foi implantado ano passado. Uma de suas ações foi a inauguração da usina de álcool Agroenergetica Celeste, construída e voltada para uma parceria com pequenos proprietários rurais, na BR-163, na entrada para a Gleba Barreiro.