PUBLICIDADE

Prefeitos do Nortão cobram de ministro continuidade das obras da BR-163

PUBLICIDADE

Prefeitos do Médio Norte, Nortão e região Sul do Pará terão audiência, nesta 4ª feira, com o ministro dos Transportes, Paulo Passos, cobrando a retomada do asfaltamento da BR-163 em território paraense. O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, disse que a cobrança é para que as obras de pavimentação da rodovia sejam retomadas o quanto antes. “Nós não queremos que o maquinário seja retirado do local e enviado para outras obras. Sabemos que os recursos estão diminuindo no Estado do Pará. A mobilização é para que, a partir do segundo semestre do ano que vem, nós possamos acessar os portos de Miritituba e Santarém para escoar a produção (agrícola e madeireira). No lado mato-grossense a BR já está concluída, faltando uma agilidade maior no lado no Pará”, disse. Marino acrescentou que toda a bancada federal dos dois Estados também participará do encontro.

•Siga Só Notícias no Twitter

Oficialmente, o ministério não se pronunciou se houve paralisação da pavimentação nos vários trechos da rodovia, da divisa de Mato Grosso até Santarém, onde está o porto. Conforme Só Notícias já informou, um estudo concluído há poucos dias pelo Codenorte – Conselho de Desenvolvimento no Norte de Mato Grosso- apontou que, dos 1.277 quilômetros da BR-163, que liga Sinop a Santarém, no Pará, 58% -que representa 742 quilômetros- já estão pavimentados.

De Santarém, em direção a divisa de Mato Grosso, há um trecho de 154,8 quilômetros de asfalto, 20,8 quilômetros de terraplanagem, 11,4 quilômetros de estrada velha e outros 28,7 km de terraplanagem até chegar a Rurópolis. Deste município até Trairão, é preciso percorrer 112,3 km de estrada velha, 30,4 km de asfalto, 13,6 km de terraplanagem e mais 15 de asfalto.

De Trairão a Caracol são percorridos 4,8 quilômetros de terraplanagem, 14,7 km de asfalto e outros longos 167,4 quilômetros que estão em obras de terraplanagem. De Caracol é preciso percorrer 8,1 km de asfalto e 64,6 km de estrada velha para chegar a Moraes de Almeida. Deste município até Novo Progresso são 69,6 km de asfalto. E de Novo Progresso a Alvorada mais 43,9 km de terraplanagem. Entre Alvorada e Castelo dos Sonhos outros 157,4 quilômetros de asfalto.

Há 46,3 km de terraplanagem e outros 20,2 quilômetros de estrada velha até chegar a base aérea do Cachimbo (ainda no estado paraense). Da divisa dos dois Estados até Guarantã do Norte (MT) tem asfalto.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE