A proposta de assinatura de um ‘protocolo de intenções do meio ambiente’ será debatida entre os prefeitos de Nova Mutum, Adriano Pivetta, e de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, presidente e vice do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico do Alto Teles Pires (Cidesa), respectivamente, com o governador Blairo Maggi e o secretário de Estado e Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan. O objetivo é obter apoio do Governo do Estado para o projeto, que teve adesão de 12 municípios que integram o consórcio.
O trabalho já vem sendo desenvolvido desde o início do ano passado, em Lucas do Rio Verde, em parceria com produtores, que tem como meta a regularização dos passivos ambientais, trabalhistas e sanitários em todas as propriedades rurais. A proposta é expandir essa iniciativa para toda a região.
Reconhecido como um modelo a ser implantado em todo o Estado, o pacto local lançado por iniciativa da prefeitura e da ONG The Nature Conservancy (TNC) obteve o apoio da Sema, do Ministério Público, sindicatos rurais e Fundação Rio Verde e, imediatamente, foi aceito pelos agricultores. Três empresas privadas patrocinam o conjunto de ações para redução dos impactos ambientais.