PUBLICIDADE

Prefeitos do Médio-Norte reivindicam maior repasse para Saúde

PUBLICIDADE

Prefeitos e secretários de saúde dos 11 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Médio Norte se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), e com o deputado Wagner Ramos (PR). Os gestores buscam apoio para que o governo mantenha o compromisso do repasse de 16% da receita para a Saúde e os 45 milhões de convênio para a região.

O município de Barra do Bugres conta com um hospital municipal que é referência regional e por isso recebe pacientes de 12 a 15 municípios. O hospital conta com 80 leitos e seis especialidades. Hoje, a instituição consegue manter o atendimento graças ao complemento orçamentário feito pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde. Porém, esse atendimento já está ameaçado devido à falta de recursos.

“Queremos atender os nossos pacientes na região, mas para isso precisamos de uma solução que garanta essas condições. O interior não quer sobrecarregar a capital, mas se não tivermos os olhos do Estado é difícil darmos conta de todos os atendimentos. A nossa sugestão é que o governo assuma o hospital como regional, ou garanta mais incentivos para que possamos manter o hospital funcionando”, frisou o prefeito de Barra do Bugres e presidente do Consórcio, Wilson Francelino de Oliveira.

Para o deputado Mauro Savi, a regionalização do hospital de Barra do Bugres é fundamental e pode resolver boa parte dos problemas enfrentados pelo setor na região. “Uma das poucas peças que podemos mexer é p orçamento. Vamos levar ao governador e ao secretario de Estado de Saúde os números e argumentos. É possível melhorar esse recurso para a região, e a hora é agora”, frisou o parlamentar.

Para a presidente do Conselho do Consórcio e secretaria de Saúde de Barra do Bugres, Luciana Souto, “é preciso ter uma política de financiamento da saúde segura e não apenas incentivos porque esses podem ser cortados a qualquer momento”.

Mauro Savi frisou que uma das principais reivindicações dos gestores é o compromisso de manter os 16% na saúde e a criação de algum mecanismo que possa melhorar o repasse de recursos para a região.

No próximo dia 09 de novembro os representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Médio Norte devem se reunir com o governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) e com o secretário de Estado de Saúde, Augusto Amaral para discutirem alternativas para o setor.

Fazem parte do Consórcio os seguintes municípios: Tangará da Serra, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal, Arenápolis e Brasnorte.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministros manifestam em Cuiabá apoio para Lúdio Cabral

O ministro das Relações Institucionais da Presidência da República,...
PUBLICIDADE