PUBLICIDADE

Prefeitos do Médio-Norte reivindicam maior repasse para Saúde

PUBLICIDADE

Prefeitos e secretários de saúde dos 11 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Médio Norte se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), e com o deputado Wagner Ramos (PR). Os gestores buscam apoio para que o governo mantenha o compromisso do repasse de 16% da receita para a Saúde e os 45 milhões de convênio para a região.

O município de Barra do Bugres conta com um hospital municipal que é referência regional e por isso recebe pacientes de 12 a 15 municípios. O hospital conta com 80 leitos e seis especialidades. Hoje, a instituição consegue manter o atendimento graças ao complemento orçamentário feito pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde. Porém, esse atendimento já está ameaçado devido à falta de recursos.

“Queremos atender os nossos pacientes na região, mas para isso precisamos de uma solução que garanta essas condições. O interior não quer sobrecarregar a capital, mas se não tivermos os olhos do Estado é difícil darmos conta de todos os atendimentos. A nossa sugestão é que o governo assuma o hospital como regional, ou garanta mais incentivos para que possamos manter o hospital funcionando”, frisou o prefeito de Barra do Bugres e presidente do Consórcio, Wilson Francelino de Oliveira.

Para o deputado Mauro Savi, a regionalização do hospital de Barra do Bugres é fundamental e pode resolver boa parte dos problemas enfrentados pelo setor na região. “Uma das poucas peças que podemos mexer é p orçamento. Vamos levar ao governador e ao secretario de Estado de Saúde os números e argumentos. É possível melhorar esse recurso para a região, e a hora é agora”, frisou o parlamentar.

Para a presidente do Conselho do Consórcio e secretaria de Saúde de Barra do Bugres, Luciana Souto, “é preciso ter uma política de financiamento da saúde segura e não apenas incentivos porque esses podem ser cortados a qualquer momento”.

Mauro Savi frisou que uma das principais reivindicações dos gestores é o compromisso de manter os 16% na saúde e a criação de algum mecanismo que possa melhorar o repasse de recursos para a região.

No próximo dia 09 de novembro os representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Médio Norte devem se reunir com o governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) e com o secretário de Estado de Saúde, Augusto Amaral para discutirem alternativas para o setor.

Fazem parte do Consórcio os seguintes municípios: Tangará da Serra, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal, Arenápolis e Brasnorte.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE