PUBLICIDADE

Prefeitos do Estado participam de visita técnica no Rio Grande do Sul

PUBLICIDADE

O presidente eleito da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá, e uma comitiva de 13 prefeitos e um vice-prefeito participaram esta semana de uma visita ao Rio Grande Sul para conhecer a operacionalização dos aterros sanitários das cidades de Passo Fundo e Erechim. Os dois municípios implantaram, de forma bem sucedida, o sistema de coleta seletiva e processamento do lixo. O sistema funciona em parceria com uma empresa privada.

Em Erechim, distante cerca de 380 km da capital gaúcha, os gestores foram ao local onde fica o aterro sanitário e a lagoa de estabilização, decantação e evaporação do chorume. O aterro conta com tubos de saída do gás metano, um sistema de queima constante do gás metano, o que dificulta a deteriorização mais rápida dos dejetos ali depositados.

Os prefeitos de Mato Grosso visitaram também a cooperativa de catadores de lixo, que de forma organizada, fazem a seleção dos materiais para a comercialização. Em Passo Fundo, os prefeitos conheceram o sistema de coleta nas ruas e a forma de armazenamento do lixo orgânico. A população já está conscientizada e colabora com o poder público.

As duas cidades gaúchas têm cerca de 96 mil e 180 mil habitantes, respectivamente, uma média bem acima da população da maioria dos municípios mato-grossenses.
Os prefeitos demonstraram interesse em implantar o sistema em Mato Grosso, pois a questão dos aterros sanitários é um problema em quase todo o Estado. "Conhecemos de perto e avaliamos a possibilidade de implantação do sistema nas nossas cidades", disse Meraldo Sá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE