Prefeitos de 16 cidades da região Araguaia se reuniram, esta tarde, em Brasília, com o secretário executivo do ministério dos Transportes, Fernando Fortes, para cobrar a conclusão do asfaltamento da BR-158 na região Araguaia. A reunião seria com o ministro que não participou por questões de saúde. Faltam ser pavimentados 130 km que beneficiariam diretamente 15 municípios de uma das principais regiões produtoras do Estado. O encontro foi organizado pelos deputados Nilson Leitao e Baiano Filho.
"Pela sexta vez, nos últimos dois anos, viemos aqui no ministério pedir que pelo amor de Deus concluam a rodovia. Não estamos pensando na obra só para tirar soja e milho porque há centenas de famílias que dependem da via para chegar a diversos municípios. Tem trechos da rodovia onde passam duas mil carretas dia. Queremos que o ministério coloque a 158 na prioridade zero. É uma vergonha termos só 180 km dessa rodovia pavimentada Não aguentamos mais. Sabemos das dificuldades (financeiras do governo federal) mas não podemos mais esperar para licitar essas obras. Se brincar, essa licitação fica para 2018 onde haverá maior produção !", cobrou o deputado Baiano Filho.
O secretário executivo, Fernando Fortes, disse que há alguns entraves para iniciar a obra nem previu um prazo para ser feita a licitação. "Não há expectativa para recebemos as licencias ambientais por causa da reserva indígena (que está no traçado da rodovia(. Tem alternativa de fazer contorno de 90 km a mais e sair da reserva indígena. Já fizemos mais de 30 reuniões com o cacique mas não teve avanço". Ele também criticou o excesso de burocracia para serem feitas muitas obras de infraestrutura.
O deputado Nilson Leitão sugeriu que o DNIT assuma a manutenção do trecho conhecido como contorno para que o problema seja minimizado até que a pavimentação seja feita. O ministério vai avaliar. Ele também apontou que a PEC 215 vai "tirar poderes da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e de outros órgãos em questões ligadas a obras de infra-estrutura".
O superintendente do DNIT Mato Grosso, Luiz Garcia, informou que fica até difícil explicar porque tanta demora. "No governo passado havia sido autorizada a obra mas não houve anuência da FUNAI. Agora, o governo federal deve formar uma força tarefa com órgãos ambientais e de ministérios para tentar agilizar as licenças ambientais. O Ibama já fez inspeção na região mas é preciso posicionamento da FUNAI e será feita manutenção na rodovia no trecho que passa pela reserva", apontou.
Vários prefeitos da região criticaram, durante o encontro, a espera de ano para iniciar a pavimentação do "trecho final" da rodovia e apontaram que são os primeiros a ser cobrados, pelos moradores, pelo asfaltamento que é a situação definitiva para evitar que continuem ocorrendo acidentes, estragos em veículos, muita perda de tempo nas viagens.
O senador Wellington Fagundes (PR), o deputado Fabio Garcia (PSB) e o secretário de infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo Duarte, também participou da audiência