Os prefeitos de Vera, Nilso Vigolo (PP), e de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), foram eleitos presidentes dos consórcios intermunicipais de Saúde da região do Alto do Teles Pires e de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Teles Pires (Cidesa), respectivamente, esta tarde, em Sorriso. A definição saiu em reunião dos prefeitos membros dos dois consórcios.
Para o Consórcio de Saúde, Vigolo explicou, ao Só Notícias, que entrou em consenso com o prefeito de Nova Ubiratã, Valdenir dos Santos (PMDB), que também havia manifestado interesse no cargo. Ele acabou assumindo a vice-presidência e o prefeito de Santa Rita do Trivelato, Hugo Garcia (PSD), a função de secretário. “Já marcamos uma reunião de trabalho para o dia 21, na sede do consórcio [em Sorriso] para definirmos o planejamento das ações”, disse o presidente. “Vamos ver a possibilidade de uma atuação mais descentralizada dos profissionais, de irem atenderem nas sedes nas cidades”, acrescentou. O orçamento deste ano é estimado em pouco mais de R$ 11 milhões.
No Consórcio de Desenvolvimento Econômico, o nome que se era cogitado até então, era do prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato (PR). No entanto, em consenso, Pivetta acabou sendo eleito presidente e Rossato vice, como o gestor de Cláudia, João Batista (PSD), na função de secretário.
O Cidesa foi criado em julho de 2007, com objetivo de fazer com que cada município tenha sua economia fortalecida a partir de investimentos que priorizem, entre outras coisas, a responsabilidade ambiental.
Prefeituras de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Cláudia e União do Sul e Nova Maringá integram os dois consórcios.